Associação dos Profissionais de TI na Administração Pública Municipal de Santa Catarina

APTI/SC participa de encontro com o CINCATARINA sobre nova licitação de videomonitoramento

Encontro promovido a pedido da APTI/SC reuniu servidores municipais para esclarecer detalhes do novo projeto de videomonitoramento com tecnologias avançadas.

Em atenção à crescente demanda por soluções tecnológicas voltadas à segurança pública nos municípios catarinenses, a Associação de Profissionais de TI na Administração Pública Municipal de Santa Catarina (APTI/SC) participou, na última quinta-feira (17), de um encontro online promovido pelo Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA). O objetivo foi apresentar e debater os detalhes do Processo nº 087/2024, que trata da Locação de Câmeras com Sistema de Videomonitoramento.

O novo projeto representa uma evolução do modelo anteriormente lançado pelo Consórcio CIGA por meio do programa Cidade Segura, incorporando agora tecnologias mais avançadas. Além das câmeras fixas já conhecidas, o edital prevê a inclusão de equipamentos com leitura automática de placas (LPR), reconhecimento facial e análise comportamental por inteligência artificial, elevando o patamar da vigilância urbana nos municípios consorciados.

Sensível à relevância do tema e à necessidade de apoio técnico aos municípios, a APTI/SC solicitou ao CINCATARINA a realização de um diálogo específico voltado à Rede TI — comunidade formada por servidores públicos municipais de tecnologia, coordenada pela Associação. O pedido foi prontamente atendido, resultando em um encontro virtual com alta participação dos membros da Rede TI, além de representantes de diversas secretarias municipais de todas as regiões do estado.

A apresentação foi conduzida por Mayara Zago Martins, Philipe Muller e Felipe Quintiere Maia, servidores do CINCATARINA, que detalharam as etapas do projeto, esclareceram dúvidas e orientaram os participantes quanto ao preenchimento da Intenção de Registro de Preço (IRP), aberta até o dia 23 de julho. A validade do processo está prevista para fevereiro de 2026.

A APTI/SC reforça seu compromisso em promover o diálogo técnico entre os entes públicos e contribuir com o aprimoramento das contratações públicas na área de tecnologia, garantindo mais eficiência, segurança e inovação para a administração municipal.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *